segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um pouco de bom senso.


Não é de hoje que todo mundo sabe. No mundo dos negócios um pouco de subjetividade é fundamental.

O errado é quando este pouco vira muito e alguns norteiam suas empresas, apenas através de impressões pessoais, sejam deles próprios ou daqueles que o rodeiam.

Também não adianta ser o eterno buscador de dados. Em um ambiente de negócios é impossível ter todas as respostas. Consegue-se o máximo de informações possíveis que os recursos (tempo/dinheiro) gerarem. Ainda assim, se não tomar sua decisão, pelo menos com os dados adquiridos, te ajuda a eliminar algumas enrascadas.

O correto então é saber ousar, mas tentando ao máximo deixar alguns espaços de terra firme, para depois do salto, ter um lugar firme para pousar.

Pense nisto, não adianta ser um doido que teve uma idéia numa tarde de verão e investe todos seus fundos nela, pois acredita que é a última coca-cola do deserto.

Também não adianta ser aquele chato, que veta as idéias de todo mundo, perguntando de que dados ele comprova aquilo e assim a empresa não vai pra lugar nenhum.

Seja o meio termo. Tome suas decisões baseadas em boas doses de estudo, como também algum feeling.

domingo, 22 de novembro de 2009

Material da Palestra - Conteúdo e SEO

Abaixo está o material da palestra que participei no dia 20/11 na Federal de Goiás. Esta é apenas a minha parte, abordando como o conteúdo é um dos principais fatores na sua participação no Google.

sábado, 21 de novembro de 2009

Rede social não é a pílula da salvação

Uma boa estratégia de redes sociais, não salva um marketing digital fraco.
Não adianta ter um twitter com muitos followers, se o seu site não converte nada em vendas.
Não adianta ter um blog bonito, se poucos usam ou indicam seus textos.

Um marketing digital bem feito começa com um bom conjunto de ações interligadas e não com algumas ações pontuais. O segredo é que tudo funciona como uma rede. Um boa política em redes sociais, ajuda seu rankeamento no Google, que ajuda seu site a ter mais fluxo e assim caminha até a desejada conversão. É tudo muito lindo e novo, mas o importante é vender.

Abaixo um .ppt interessante sobre o assunto, não acredite que apenas criar um twitter ou fazer alguma ação da moda é suficiente.

"Não pense em estratégias de redes sociais - Pense em estratégias de pessoas"
"Esqueça marketing - Pense em felicidade dos consumidores"
"Esqueça os influenciadores - Invista nos entusiastas"
"Esqueça campanhas - Crie ciclos"
"Procure mais do que a confiança - Crie, Aumente e Invista no Wuffle "



sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O efeito de um bom marketing digital/interativo


Todos os leitores devem concordar que um bom marketing é aquele que aumenta a quantidade de vendas, o conhecimento da marca ou qualquer outro objetivo que reflita diretamente/indiretamente no faturamento da empresa.

O marketing interativo apesar de ser novo e ainda uma incógnita para muitos, não fica para trás. Empresas que investem bem em internet esperam ter um retorno satisfatório com sua ação. Com certeza, elas começaram com poucos investimentos e conforme ocorreu o crescimento dos resultados, a verba foi aumentando.

Usando um exemplo que todos conhecem, a Tecnisa possui um departamento só para marketing na web há mais de 5 anos, ou seja, o trabalho que ela desenvolveu, não foi de uma hora para outra.

O seu marketing digital para gerar algum resultado, também pede algum esforço. A internet é um meio flexível e funciona como uma mola, quando mais esforço gasto, mais retorno recebe.

Por exemplo, ao criar um site e deixar ele parado, sem atualizações, ou outras ações fora dele que incentivem um fluxo, seu esforço pode ter algum efeito no inicio, mas logo depois cairá para um padrão de acesso abaixo do desejado. Assim, o esforço utilizado foi fraco e o resultado com a ação também será.

Agora, ao criar o site, você procurou se informar. Investiu menos em desenvolvimento e mais em conteúdo, utilidade ou entretenimento. Dividiu sua verba para reforços pontuais durante determinado período de tempo. E o essencial, continuou acompanhando seu investimento, procurando formas de melhorar e se atualizar. Nisto seu esforço foi bem maior e com certeza seu resultado também será.

Pense nisto.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Calma ae, que agora que passamos a 2° Marcha


Terminei a prova mais cedo e passei na biblioteca da FGV. Li a HSM , revista #top que recomendo d+. É R$45.... mas compensa.
Quando a internet goiana me gerar um retorno financeiro legal, farei uma assinatura. ;p

Ok. Então.

Na revista tinha uma materia com o Diretor da Deloitte, para a área detecnologia, sobre as 5 fases da internet, que conhecemos até agora.

Mas não era 2?

Isto. Na verdade saimos daquela 1° fase dos sites folders e estamos caminhando para a 2º que está bem avançada em umas áreas e outras nem tanto...(publicidade brasileira...).
Mas mesmo na 2°, já conseguimos prever as novas fases e era disto que o artigo tratava.

1°- Fase - Precisa nem falar, é o ter por ter.
Tenho um site.
Ele tá lá.
Alguém deve entrar.
Deixa quieto lá.

2°- Fase - è a da moda, ou a web 2.0
Mais personalizada.
Todo mundo pode e quer falar.
Meio online, potencializa o real.

3°- Fase - web semântica
Integração entre inteligência humana e a das máquinas.
Inteligências combinadas, pessoas geram informação e
maquinas processam conteúdo, solução.

4°-Fase - Mobilidade - Revolução das telas
Não importa onde você está. Você estará
conectado, absorvendo e gerando informação.

5°- Fase - Internet Emocional
Mapeamento de emoções.
Geração de conteúdo, oferecer soluções, organizar dados, tudo
através de emoção e não cliques.

Já temos pequenos elementos destas 5 pela web. E o que mais virá?
Sério, não sei.

Mas fica idéia para pensar..... para gerar retorno com isto, não podemos parar. A idéia é "dotheerevolution"

domingo, 8 de novembro de 2009

Chegou a hora de avaliar como anda seu Marketing Interativo Digital.

Nos últimos anos, a forma de pensar, investir e gerar retorno utilizando a internet mudou de forma radical. A empresa que ainda acredita que aquele site
institucional gera algum retorno sozinho, está errada. Ele não passa de um “fantasma digital”, um link perdido entre milhares, sem relevância e sem resultado.

Neste material existe uma rara oportunidade dada a você. Seja empresário, funcionário ou até futuro empreendedor, você poderá analisar seu marketing
sem os pseudo-consultores, fazedores de sites ou até seu sobrinho dando palpites. Mesmo que não entenda nada de internet, siga o roteiro, pense através das
questões, faça um paralelo com o seu negócio. Desenvolva uma análise das oportunidades perdidas e reverta o jogo.

O universo infinito de ações digitais não para de crescer e são divididas em 4 grupos principais. O primeiro é Conquistar, para ter alguma relevância neste
meio é preciso chamar para a conversa. Ninguém obriga um consumidor a entrar no seu site, como ele é obrigado a ver seu VT na televisão. Se não existem boas
ações focadas na conquista, as outras fases nem acontecem. Depois vem a Conversão, sua empresa chamou a atenção, mas como você a converte em vendas,
contatos telefônicos ou visitas a empresa? Reter e Crescer se ganhou e converteu, agora falta oferecer alguns incentivos para que a ação se repita, finalizando
assim, um ciclo de vendas e resultados. Para suportar este ciclo, existem as ações de Mensuração e Otimização para identificar
oportunidades, gerar insights e aumentar os resultados.

Espero que aproveitem e possam mehorar seu investimento neste novo Marketing. Clique na imagem para aumentar - este é um rascunho, confira a tabela completa daqui uns dias no www.7blogs.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As empresas procuram os inovadores, mas não conseguem mantê-los


Esta semana li alguns livros e matérias de inovação, empreendedorismo, até o livro do Steve Jobs, que é realmente uma ótima leitura, recomendo. ;).

No geral, falar de perfil inovador/empreendedor, é discurso, ainda está muito "no papo" e pouco em ação, dentro das empresas. Todo mundo procura, mas é díficil achar alguma empresa que realmente incentiva este comportamento vindo dos funcionários. E como não há muito incentivo, poucos desenvolvem a habilidade.

A realidade é que pra inovar é preciso parar, olhar de fora, questionar.

E a maioria das empresas ainda acreditam em um modelo de produção fabril, se o colaborador parou, ele não está gerando lucro, logo não deve parar durante as 8 horas de seu horário..... ;/

Quem inova nestes ambientes geralmente faz seus projetos fora da hora do expediente, ou quando tem tempo dentro de suas tarefas, resultado....... é uma minoria.

E ainda corre o risco de não ter sua inovação escutada, pois tem empresas que são avessas a mudanças radicais, ou não. "Se a máquina tá funcionando, vamos manter. Se quebrar a gente pensa o que faz..."

Abaixo alguns textos retirados de uma matéria que li, faça uma auto-avaliação para descobrir como anda a sua habilidade de empreender/inovar.

"Nos próximos cinco anos, três de em cada cinco empresas terão o core bussiness, sua atividade principal alterada" Romeo Busarello - Diretor de marketing Tecnisa

Perfil Inovador - "Constante questionamento, personalidade inquieta e energia empenhada em projetos. " Alex Dias - Google.

Como identificar: "Situações em que foi capaz de quebrar regras?, quão crítico e questionador ele é?, quanto de risco é capaz de correr e que impacto teve nos ambientes em que passou?." Você S/A

Contradição das empresas: "O empreendedor dentro da companhia incomoda, porque questiona, quebra regras, critica modelos tradicionais e muitas vezes, gera conflitos políticos." Marcos Hashi

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Antes de investir em mídia social - invista em ser "cool"


Quem trabalha com internet sabe, a demanda para fazer site é gigantesca, mas deste grande número de clientes 98% só quer ter algo na internet para falar que tem site e como tal, deseja pagar por isto, ou seja nada.

Agora vamos falar dos nossos amigos 2% que já entenderam o potencial, querem realmente investir direito e ter retorno.

Muitos deles já tentaram ou estudam seu investimento em redes sociais.

Do pouco tempo que tenho, das leituras que faço e dos insights mediúnicos que tenho, as vezes...... fica a dica:

Antes de investir em mídia social, , faça uma auto-avaliação - Sua empresa é cool????

Sério, tem algumas que são. Mas se este não é seu caso..... pare e trabalhe esta falha.

Mas o que é ser "cool"?

Algumas frases que podem vir a sua cabeça....
Meu público não é jovem, não preciso ser descolado ;/
Meu cliente já me conhece ;/
Entre outras frases .... ;/

Não entendam errado. Ser "cool" não tem nada a ver com idade, nem com ser conhecida, tem a ver com "ser assunto", "ser interessante", "ter algo diferente que faça as pessoas falarem dela" e isto não deve ser apenas durante uma ação, mas durante um longo tempo.

Não adianta criar cadastros em redes sociais, se a empresa não tem nada de diferencial para ser comentado, falado, divulgado e não adianta criar uma ação que vão te comentar uns 2 dias e depois te esquecer, tem que ser algo no processo da empresa.

Invista em ressaltar algo realmente diferente em seu processo e depois crie seus perfis.

Para ilustrar algumas empresas "cool" - Tecnisa - construtora "cool"
- Saraiva - livraria "cool"

Tem muitas pequenas também e goianas, não está limitado apenas a grandes ou Sâo Paulo.

Tem cliente meu que já era "cool" nós só potencializamos e tem outro que não é., para este desenvolveremos o potencial para só depois criar seus perfis.

Pense nisto.....