quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Metodologia planejamento web interativo - 1


Olá,

Sério tenho um caderno que fico anotando umas idéias doidas, se parar para desenvolver melhor acredito que sai um livro, mas o difícil é que não sei escrever. ;(,hehe

Vamos começar com esta metodologia? ................. ainda não pensei em um nome para ela, mas como pego muita coisa dos games........ (eu disse que era loucura) ............ vamos chamar por enquanto de Metodologia Mais por Menos Mario Bros de Desenvolvimento Interativo, ou seja a 3MB , ou Metodologia 3 Mega Blocos (eu disse que era loucura -2)

Uma metodologia é uma caminho para chegar em algum lugar, certo?, para gerar algum resultado, certo?

Se nós queremos chegar a algum lugar, solucionar algo, é porque temos algum problema, certo?

A metodologia é uma caminho que nos ajudará a resolver nossos problemas.

Mas que problemas são estes?

Nos post anteriores, falamos do mercado, de oportunidades e listamos uma série de váriáveis, justamente para deixar claro quais são nossos problemas.

Vamos listar eles?

Queremos desenvolver ações realmente interativas, entregar através da internet reais resultados para nosssos clientes em Goiãnia. Mas como?, sem tempo, verba e incentivo?

1- Não temos tempo, pois é ele que influência o custo para o cliente e o cliente quer pagar pouco.
2- O cliente quer resultado, mas quer pagar pouco e não temos como contratar mais profissionais.
3- O mercado não tem conhecimento sobre como ganhar através da internet. Famoso retorno do Investimento.
4- O mercado é predatório.
5- Não existe parceiros para incentivar a interatividade no mercado.
6- Empresas e profissionais de interatividade não tem prestígio no mercado.
7- O processo de produção é lento, cansativo e a lucratividade é baixa.
8- Posicionamento - Empresas de TI fazem site, Sobrinhos fazem site, agências tradicionais fazem site, pastinhas boy fazem site.......... todo mundo faz site. Qual o diferencial?

São alguns problemas interessantes, né?

Vamos trabalhar?
Como a metodologia 3 Megas resolve?

Dê sua opinião, como resolveria esta situação?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Interatividade = Pessoas e Tecnologia


Hoje vi alguns hiperlinks interessantes:

O primeiro foi um video de um vt da Coca Cola . Link

O segundo foi uma frase em um blog : "Para um planner como eu, que trabalha com PESSOAS nada melhor do que andar pelas ruas para ver GENTE" Felipe Moraes

O terceiro foi um texto numa lista de e-mail: "Então o mais importante quando pensar em comunicação digital não é a técnica em si, mas as pessoas que vão utilizar ela. Você tem que pensar é nas pessoas que vão usar antes de falar se a técnica "irá pegar ou não" Marcelo-brifa
Com isto.................

Entendemos que interatividade é a união das pessoas através da tecnologia. Uma agência interativa trabalha para dar voz, fazer o usuário usar a ferramenta, mas não para se anular, mas para se integrar, com outras pessoas e principalmente com a marca.

Por isto voltamos na metodologia 80% /20% - São 80% de planejamento funcionários que pensam nas pessoas e 20% de produção que são funcionários que pensam na técnica. Todos são importantes, sem a técnica a interatividade é limitada, mas sem as pessoas a técnica é vazia e não gera resultado.

Esta é a diferença básica entre agências interativas e produtoras de websites que tanto falo aqui. Pessoas ou Tecnologia?, qual a prioridade no processo de sua empresa?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Agência de Interatividade x Produtora de Website


Continuando......... os post antigos.

Contando um pouco o contexto, já comentei que em Goiânia, 100% das empresas de internet atuam como produtoras de projetos web, resumindo elas fazem "site".

O processo de produção é focado na entrega do projeto. Ao entregar o produto a responsabilidade da empresa acaba, não existe preocupação com resultados e os processos de produção do conteúdo não existem, geralmente pegam algo de mídias tradicionais e literalmente "jogam" no site. São os chamados sites "folder" com seção institucional, alguma galeria de fotos e outros.

São sites que representam a empresa na internet, e como disse anteriormente são relevantes para pequenos e médios clientes. Pois é algo pontual, apesar dos resultados serem baixos e dar pouco retorno de investimento.

Na realidade poucos irão clicar realmente no site, a comunicação apesar de estar na internet é pouco interativa, trazer o meio tradicional para a internet não dá resultado.

Por outro lado ao contratar uma agência interativa, o anunciante deseja que o consumidor faça uso daquele contéudo que está em seu sítio.

Interativos "vendem" a mensagem para através de uma "ação" provocada pela mensagem "vender" o produto. Nós somos especializados nisto.

Uma agência interativa, não faz "site", ela faz uma gestão das ações dos clientes finais com a marca.

Viver de interatividade é dar voz para o usuário, pensar em ação/comunicação e entregar
resultados para clientes.

Metodologia básica tradicional = Pegar valores, criar uma comunicação que junte valores/produto e espalhar pelas mídias..

Metodologia básica de site folders(tradicional para meios interativos) = Pegar valores, criar uma comunicação que junte valores/produto e colocar em algum lugar na web e esperar que alguém venha absorver o contéudo. (quase nunca vem.......)

Metodologia básica da interatividade = Pegar valor e trasformar em ação, desenvolvendo uma estratégia de recompensa que gere paticipação do cliente e vender o produto através desta experiência.

Agência interativa é especialista em estratégias de ação, pois acreditamos que depois da ação a comunicação é natural e menos agressiva.

No póximo post, vou quebrar esta metodologia e mostrar como aplica em uma agência, que precisa ser eficiente em um mercado dificil como Goiânia.

Presentinho e exemplo......... não gosto de falar do mercado, pois se queremos mudar o certo é ajudar ele a crescer. O O Popular colocou um flip page do jornal no portal, um bom exemplo de tradicional que foi para o meio interativo e não vai dar resultado.

O flip é cansativo, dificulta o principal ponto da internet que é o uso de hyperlinks para tornar a informação relevante......... podia escrever um longo post aqui, das razões de não usar. Mas é, apenas pensar, se fosse tão bom usar flip porque Estadão, Folha e Todas as revistas da Abril não estão na web deste modo?

Finalizando ....... Na 7 Mares, em 2009 o foco é atuar como agência, procurando formas de posicionar em um mercado virgem e pouco profissional, como Goiânia, um de nossos gestores de projetos sugeriu um curso incompany da Jump Education. Acompanhei o contato com o pessoal da Jump e eles ficaram empolgados e até surpresos com um e-mail de Goiânia, pois aqui é reconhecido em outros lugares, como um mercado literalmente "atrasado", agora é conosco, vamos mudar esta imagem?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Gestão Interativa II - Produtora Top


Continuando o post que falei sobre uma produtora pequena............... É muito mais um bureau de web design, com seus problemas e trabalho árduo para vencer. Os profissionais têm salários baixos e para subir............ só mudando de emprego mesmo, ou ajudando a empresa a crescer, isto se o gestor for ético e saber reconhecer um bom trabalho, pois algumas vezes não é assim.

Certo? Todo mundo tem que começar de um ponto.

A empresa cresceu, mas agora os clientes querem sites mais elaborados, os projetos antigos em formatos pré-definidos não agradam mais aqueles clientes que tinham sites ruins há algum tempo e desejam agora fazer algo melhor.

O gestor contrata mais web designers, agora não dá para trabalhar com templates ou formatos, o cliente deseja layouts exclusivos e animações inovadoras. O que pede mais um especialista em flash e outro programador.

Agora sua produção tem uma equipe ótima, mas o que falta? Cadê os redatores, planejamentos e outros.

Ah, crescemos mais ainda somos produtoras, o cliente quando chama nosso atendimento já sabe os links que quer, também é responsabilidade do cliente criar os textos. Resultados e métricas ele nem sabe o que é, nó máximo ele gosta de ver no mapinha do analytics quantas pessoas de goiânia acessaram......

Para a carreira, já tem mais oportunidades, como a equipe cresceu é nescessário pessoas para gerenciar, entrando neste ponto os gerentes de projetos. Que também possuem forte atuação nas agências interativas.

Hoje, no dia deste post, eu falo com certeza que 100% das empresas, em Goiânia, que trabalham com internet são produtoras, até aquelas dentro de agências tradicionais, todas só produzem site(produtora). Que é totalmente diferente de uma gestão interativa(agência).

Isto não é errado, nem diminutivo, o certo é que o mercado e as empresas ainda não evoluiram para atuar como agência, simplesmente isto. Já trabalhei e prestei serviços para diversas produtoras web goianas. Algumas se "acham" agência e acham ruim ser tratadas como produtoras.

O primeiro ponto para esta nova fase, é assumir que é produtora e buscar uma reengenharia viável para atuar como agência interativa em Goiânia, é isto que desenvolvemos na 7 Mares, os gestores tinham claro na mente que atuavam como produtora, mas queriam evoluir.

O principal ponto é educação do mercado e principalmente a evolução dele, por exemplo..... como atuar como agência, sem portais de conteúdo regionais com relevância?

No primeiro momento eu preciso ajudar estes portais a evoluir também, para que meu cliente veja vantagem em fazer alguma ação de portal, isto é apenas um exemplo.

Preciso evoluir meus concorrentes também para diminuir a concorrência predatória e muitos pontos a mais.

Tudo isto é desafio, e é empolgante.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Encontro Goiano de Comunicação Interativa


Vamos fazer a comunicação interativa em Goiás evoluir?

O caminho certo é a informação. Vamos educar o mercado sobre o que acontece lá fora e tentar trazer esta realidade para o nosso mercado?

Encontrar caminhos viáveis para gerar mais sinergia entre os meios tradicionais e os meios interativos.

Trilhar os caminhos da convergência.............

O certo para um ponta- pé inicial é desenvolver encontros, como os diversos que acontecem até em mercado menores que o nosso.

Conversando com o Roberto, ele conhece um local bacana agora é juntar uma galera animada para levar a idéia adiante.

Chamar uns blogueros e galera do meio, para palestras, mesas redondas e informar quem tem interesse, anunciantes....

Este é o caminho.

Ps. A imagem é a do encontro de Santos, que postei os vídeos aqui.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Primeiro Interatividade - Depois a mensagem.


Impressionante................

Quando mais conhecimento adquirimos, mais curiosos ficamos e ao mesmo tempo, mais criativos...

Hoje, repassando para a equipe um briefing e desenvolvendo um brainstorm, surgiu uma idéia que pretendo desenvolver melhor, mas já jogarei algumas perguntas para quem quiser contribuir.

Na reunião nosso objetivo era esconder a parte institucional do site, estamos cansados de páginas "folders" que ninguém lê, o objetivo era dar foco a interatividade, pensar em soluções para mais. Objetivo era o usuário ver que a ação do cliente era diferente.

Como fazer isto?

Assumo que perdi, um pouco do foco naquele cliente e viajei em uma idéia................

Nos interativos somos diferentes das mídias tradicionais, certo?

Se somos diferentes buscamos resultados diferentes, certo?

Então por que usamos muitas das técnicas que os tradicionais usam?

Será que se testássemos técnicas totalmente diferentes para comunicação na web, não teríamos melhores resultados?

Por que levantar valores agregados da empresas, valores do produto, comunicar preços baixos e vantagens?

Isto é a base de uma comunicaçaõ passiva. Mas e com a interatividade....... como podemos ter mais.......???

E se tentarmos atingir usuário, em um primeiro momento para que ele faça é interagir e só durante ou depois de fisgado pela interação, receba a mensagem?

Se focarmos apenas na mensagem, a primeira etapa de interatividade, não acontece. E não adianta querer pegar a mensagem e transformar em botão e falar que é interatividade, pois continua sendo mensagem. Agora de folder, passou para folder animado.

O certo é focar no core business da empresa, isto é a identidade, é a principal atividade da empresa, e utilizando este core business criar algo interativo para que durante a ação a mensagem seja absorvida. Pegar o principal, desenvolver algo que venha da metodologia de games, não sei....

Entendeu? Bom nem eu, mas é apenas para documentar, com o tempo vamos melhorar esta idéia e quem sabe criar um novo roteiro para a criação web.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Um post rápido apenas para marcar uma idéia.


Lendo o blog do LuLi Radfahrer, ele comenta sobre o game Guitar Hero....... A experiência da música é bem melhor quando tocada do que ouvida, mas nem todos tem tempo ou dom para aprender a tocar um instrumento. Por isto o game faz tanto sucesso.

Agora levando para a internet.....
as pessoas gostam mais de ser ouvidas do que ouvirem....
descobrirem do que receber algo já descoberto.......
Isto é uma lei básica da humanidade.

Por isto a web que planeje interatividade para seus usuários e otimize esta ação no meio, dá maior resultado que a web parada, vinda de textos e conteúdos estáticos das mídias tradicionais de leitura e transmissao passiva de mensagens.

Por isto quando realizar sua ação interativa...... reflita.....

você está dando um microfone para o usuário soltar a voz?

ou......

está obrigando ele a ouvir um show de videokê, com um bando de desafinados?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Carreira Interativa - Enpregos digitais ? High tech? Bynarios....


Carreira ........... este assunto é bom, com ele, este humilde blog, subirá alguns degraus no longo caminho da relevância. ( desculpa, continuo estudando para a certificação Google - GAP e estes termos ficam na cabeça) Vamos lá.

Emprego é identidade. Meu nome é Pedreras, sou ...... .
Ah, ele faz o que? Ele é .......

E no meio interativo?

Ele é webdesigner. Ah.....
Ele é arquiteto de informação. O que?
Ele é Binaritorilariador Interidifivafinal? O que?2

Pois é, como as ações e a própria denominação do meio ainda estão pouco definidas, não existem cargos padrões para uma carreira interativa.

Em uma agência/produtora um profissional que denomina se webmaster e um outro em outra que denomina se webdesigner, podem executar as mesmas tarefas. Já em outro caso destes mesmos profissionais e agências/produtoras, eles podem ter tarefas completamente diferentes.

Resumindo..... Não existe normatização. Uma tábua da lei que diz, o arquiteto de informação é o ser vivo que faz .... e que todas as agências/produtoras devem seguir. Apesar de vários esforços, "a parada é no achismo mesmo ."

Então não existe plano de carreira geral e padronizado, pra agências/produtoras interativas.....

Você não irá sair de: Um webdesigner bebê para um....
webdesigner sênior e depois virar.....
webdesigner supersayajin Nv 3.

Mas isto que é bom, não é? Lógico.

Não acredito em plano de carreira, isto na época do meu avô até valia algo. Entrar em uma empresa e aposentar lá.

Hoje, o termo é empregabilidade, tornar -se atrativo não para uma única empresa, mas para o mercado.

Entrar em uma agência contribuir para seu crescimento e quando acabar os desafios interessantes, partir em busca de maiores, em outras empresas, assim que se evolui na carreira nos dias de hoje. Dica de livro - O lider do futuro - Peter Drucker Foundation.

Bom.... contei historia ;(.... para falar........... alguns elementos de carreira em agências/produtoras interativas.

Começarei falando pq é dificil crescer em um núcleo de produtora básico:

Lembrando que produtora básica é o exemplo de produção fast-food, sites rápidos para clientes pequenos, rentabilidade baixa e algumas dores de cabeça. Mas todo mundo tem que começar de um ponto, não é?

Neste modelo, resultados para clientes não é viável, preocupação com interatividade não existe e destina-se aqueles clientes que só querem ter um site, pois o concorrente também tem, mas ele mesmo, nem liga para estas modernidades.

Ou seja, continua a distancia em anos-luz para uma atuação como agência, tanto o cliente, como o gestor da pequena produtora só querem colocar o site no ar, se teve resultado, retorno do investimento e interação com a marca não importa. Só colocar no ar certim e já pode comemorar.

Este é um modelo de pequena produtora com foco em pequenos anunciantes, neste módulo, crescer na carreira é dificil, o que observa-se muito no meio é a troca de empresas, pois é o único meio de ganhar mais.

Continuando..... a empresa pode..... fechar, manter-se neste modelo ou crescer. Ao evoluir ela passa para um segundo estágio de produtora, com mais cargos e que irá ficar para um segundo post.

Em um terceiro post apresentarei o modelo de agência interativa ideal para Goiânia neste momento de ebulição das novas tecnologias. E os resultados da reengenharia da 7 Mares que passou de mídia digital para 7 Mares - Agência Interativa.

Esperar passar este começo de ano e lançar nosso posicionamento, para abrir para quem quiser fazer uma visita na empresa. Interessante para conhecer metodologias de produção interativa, outras ações interativas, nossos módulos de inovação e mais. Será uma estratégia para educar o mercado, uma das nossas prioridades para 2009.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Algo novo............ e a briga por termos.


Esta é uma semana interessante, modulando alguns projetos e navegando pela rede, acompanhei algumas conversas sobre termos e definições para a área das novas tecnológias da comunicação.

O certo é.......... que não existe nada certo, poucos termos dentro da área interativa foram definidos e padronizados como comum. Existem estudos, iniciativas de grupos para uma definição clara dos termos, cargos e ações, mas a área é muito flexível, surgem novas ferramentas e ações a cada dia.

Numa tentativa de facilitar a compreensão das metodologias e dados que pretendo colocar aqui no blog, criarei algo parecido com um glossário. Não é objetivo "estar certo", mas apenas mostrar para o leitor como o bloguero entende aquela palavra que foi usada no texto.

Começando..... com uma diferenciação entre palavras. Por exemplo.

Digital e Interativo - acompanhando vários blogs, artigos e noticias, é possível notar a utilização de diversos termos para definir a publicidade na internet..... Comunicação digital, comunicação interativa. Mas o que é realmente certo?

Seguindo uma linha lógica e definindo a internet como mídia, ficaria?
Internet é uma mídia digital e interativa.

Quebrando........... Digital é porque a internet usa bytes(dígitos) para trasmitir mensagens e Interativa pois a comunicação não é passiva, exige uma ação do receptor para acontecer.

Analisando os principais players e buscando referências, o posicionamento claro de agências que buscam resultados é o caminho da interatividade.

Agência Click - A agência da interatividade
AWMP interativa
WM2 Interatividade
Foster - Soluções Interativas.

A razão disto é simples, alguns anos atrás ser digital bastava para a maioria das empresas que atuavam no meio, mas hoje não serve, pois os meios que pedem interação aumentaram e os meios tradicionais caminham para uma digitalização como a TV e outros, mas continuam sendo passivos.

Programas como a do MIT para o futuro da comunicação e metodologias para agências focadas no usuário e divergentes de padrões tradicionais para a comunicação somam fundamentos para esta divisão e foco neste posicionamento diferenciado.

Uma agência quando opta por se posicionar como interativa, ela não faz "site" ela faz o usuário participar da comunicação, chamando ele pra vender o produto, não através de imposição mas de participação. Se faz "site" ou não é apenas um meio, o importante é estudar como ele participar.

Então isto é uma cultura trabalhada na empresa unindo colaboradores, clientes e fornecedores.

Na 7 Mares o posicionamento para 2009 está claro, para esta atuação. Tudo é interativo e não mais apenas digital. Antes de pensarmos em tecnologia, pensamos no usuário.

Hoje fechamos mais um cliente para atuação como agência interativa, eles nos contratam para pensar no usuário e aumentar a participação deste usuário com a marca.

Para isto que serve uma agência de interatividade. Mas é preciso ter equipe e ferramentas, pois vender, criar e entregar participação não é algo simples, mas é um desafio interessante.

Adote a palavra interatividade em seu vocabulário.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Captação de Agência Digital




A inovação é uma forma de usar conhecimento e transformá-lo em dinheiro.

Não sei se é porque trabalho com web, mas tudo que é meio está falando sobre comunicação digital, está um buzz muito bom. Em 2009 vai ser o ano, a crise é uma oportunidade.

Então começarei a expor uma metodologia para produção digital em Goiânia. Lembrando que é apenas fruto das experências dos poucos anos que estou no meio com alguns conhecimentos gerais e de outras metodologias para a web. Antes....

Leia os sequintes posts para ter uma visão geral

Começando............... repito, não existe agência digital pequena, para atender médios e pequenos anunciantes. Se você quer montar uma que trabalhe "apenas com web", tenha uma grande estrutura e mire nos grande anunciantes.

Não existe esta de começar pequeno, você pode até começar pequeno com um webdesigner, mas você não será agência, seu funcionario vai ficar preocupado com a função dele que é montar o site com um layout bacana. Não é função dele entregar resultados pensar em arquitetura, planejar e outros. A atividade dele de montar já toma muito tempo, se ele fosse fazer diversas análises sozinho o site só sairia ano que vem.

Pequenos e médios anunciantes dispõem de pequena verba para o marketing, e a porcentagem de internet deles não paga por uma análise e estudo complexo que retorne em resultados. Pois isto é custo, é tempo de profissionais e equipamentos.

Pode não parecer, mas eu não tenho nada contra as produtoras e freelancers, acredito que toda a empresa tem que ter seu site na internet, mas estas pequenas e médias empresas não são o foco de uma agência, pois não conseguem pagar pelos serviços de uma, por isto existem as produtoras e os freelancers.

Agora grandes anunciantes, este é o foco. Posso pegar uma pequena porcentagem da quantidade total da verba de marketing dele, e entregar resultados gigantescos, isto porque ele paga a equipe.

Pode parecer que estou falando quantias astronômicas, mas o fato é que estou falando de mixaria(em relação a vts e outros meios tradicionais), um pequeno, médio anunciante quer pagar entre 500,00 a 2.000,00 em um site. Isto não paga os gastos de uma equipe.
Já o que chamo de grande anunciante investe mais de 50.000,00 em uma campanha interativa, ele não busca "site", quem faz só isto é produtora. A agência faz a gestão desta verba e decide a ação certa para aquele cliente. O anunciante terá o resultado, pois ele custeou profissionais que pensam, comem e dormem interatividade.

Só pra você ter uma idéia de comparação 10.000,00 é o que muita agência tradicional cobra pra fazer um folder pra pequenos, médios anunciantes. Hoje folder serve pra muita pouca coisa, é uma mídia que perde relevância. Dai você tira o tanto que investir em internet é barato e com resultado. Já escutei histórias de pequenos anunciantes que investem com agências digitais, mas pagam pelo custo, porque sabem que tem resultados.

Bom........ você tem uma ótima equipe e uma estrutura, umas 10, 12 pessoas entre planejadores, arquitetos de informação, designers, programadores e outros.

Seu objetivo é entregar mais resultados, mas você tem que arrumar alguém que queira isto na internet e te custeie.

O primeiro ponto principal e mais dificil de manter uma agência digital é a captação( irei falar hoje e o outro ponto apresento em outro post),

Como encontrar estes clientes?, como abordar?, como manter eles?. Invista na sua área de atendimento e planejamento, pois o trabalho conjunto delas é que são as responsáveis por trazer grandes clientes para a empresa.

Internet é algo novo, poucos sabem dos reais resultados, e da possibilidade de medir o retorno de investimento com as métricas, ou seja considero estes profissionais mais como educadores, é necessário praticamente ensinar os clientes, dar aulas de investimento e comunicação em web.

Li um livro de vendas uma vez "Vendendo a roda" até recomendo. Um dos vendedores se encaixa totalmente nos responsáveis por esta captação que é o vendedor de algo inovador. No livro, quando criaram a roda, nenhum cliente enxergava vantagem naquele trem redondo, pois tinham outras coisas que o substituiam bem, então chamaram este vendedor para tentar vender aquele produto.

O mesmo acontece com a internet muitas empresas conhecem o meio web, mas os outros meios que existem substituem bem e são mais tradicionais, "por que vou investir nela então?", ae entra em ação os atendimentos que conhecem muito do ambiente e de inovação para mudar isto, amparados por uma equipe de planejamento que suporta sua fala com demostrativos e projeções.

O post ficou longo, e nem falei o que queria, que era introduzir a metodologia, mas falei da primeira etapa. Você tem uma equipe grande, capacitada e altos custos, também precisa de grandes clientes que enxergam resultados em suas ações. Então o primeiro passo é investir em uma boa equipe de atendimento e planejamento.

No segundo post vamos para a produção onde o planejamento continua seu papel e entenderemos realmente a frase "Mais Por Menos" neste primeiro o foco foi apenas no "mais" e na venda deste "mais". O próximo falarei do "menos".

Abaixo dois links de tour por agências apenas digitais, não sei a metodologia que elas adotam, nen sei se aplica ao nosso mercado, mas podem notar que o departamento tanto de atendimento e planejamento, são significativos dentro da estrutura.

http://br.youtube.com/watch?v=iyQ0FdOzrLU
http://br.youtube.com/watch?v=BzRc0Vln_ic

Pra ser agência tem que ter estrutura e ter clientes que custeiem esta estrutura, na 7 Mares, o planejamento estratégico para 2009, foca claramente em uma reengenharia para trabalhar como agência, investindo em captação, produção eficiente, educação do mercado, posicionamento e principalmente inovação/criatividade = resultado. A empresa já possui tempo no mercado, uma equipe de excelentes profisionais e os clientes desejam esta atuação. Mas como posicionar?, como fazer acontecer?...... é mais estudo e fica pra outro post.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gestão Interativa - Quer montar uma agência ? - II


Finalmente a parte II referente a gestão de uma agência digital, para entender melhor o que vem a seguir recomendo que leia a parte nº 1 .

Relembrando que isto é apenas uma opinião, baseada em observações deste cara que tem um tempo de interatividade,

Como falei antes, montar empresa para vender site à pequenas e médias empresas só é bom negócio se a empresa tiver outros meios de ganho, e mesmo assim o faturamento não é lá grande coisa.

Também postei sobre diferença de uma produtora para uma agência, o conceito ainda é mais simples agência vende "serviço", o anunciante chega lá ...............

"eu confio em você, faz algo massa pra mim" ou seja "se vira" só "me mostra o resultado no final."

Produtora vende "produto"(darhnnnn) o anunciante chega lá..........

"eu quero isto, desse jeito, com aquilo e mais aquilo, faz que quero ver".

Entendeu a diferença?

Cliente típico de produtora:
Olá, quero fazer um site," o menino" que fazia o meu sumiu, eu quero algo bonito iqual ao da Tecnisa.

Cliente típico de agência digital:
Olá, quero fazer uma ação na internet, li que a Tecnisa tem mais de 30% do faturamento só com o site. O meu não me rende nem telefonema, se me rendesse 1% já era lucro. O que vocês podem fazer?

Entendeu a diferença? Ou quer mais?

Ja entrou numa empresa de web?, conhece alguém que trabalha em uma?
Faça uma pergunta...

Desde que trazem o job de internet pra empresa, quantas pessoas atuam no processo?
Quantas executam apenas planos e quantas realmente produzem o material?

Se a porcentagem de produtores for maior que planejadores é uma produtora digital, se é o contrário é uma agência.

E se for produtora faça esta terceira pergunta. Qual o faturamento da área? Se é baixo ou alto, satisfatório............... acho que sei a resposta.

O segredo de uma agência digital ter faturamento só com web está nesta simples frase:

"FAZER MAIS COM MENOS"

Como fazer mais com menos em uma empresa web? A solução desta questão é a chave para a rentabilidade.

Mas como? tem empresa que todo o quadro de funcionario é um webdesigner, como reduzir mais que isto? Tem outras ainda que nen ambiente fisico tem, vai reduzir onde?

Quando eu falo "menos" a pimeira idéia que vem na cabeça é cortar gastos, diminuir o uso dos rescursos, menos funcionários, menos ferramentas no ambiente .

Mas esquecem que estes não são os recursos principais de uma empresa web, na verdade em uma agência você tem é mais funcionários, melhores ferramentas. O que é otimizado é o principal recurso que falei no outro post ............

""""TEMPO"""""

Então Em uma agência digital se faz mais(gera resultado, entrega real interatividade e relvância, dá retorno de investimento) com menos(tempo).

Esta é a receita. Mas como aplicar?

Vai ficar para o próximo post quando mostrarei a metodologia que estamos testando na 7Mares

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Oferecer mais por menos.


Tem muita gente falando de crise, na mídia............ entra uma reportagem falando para economizar............. depois de algumas outras.......... aparece uma estimulando o consumo pois "é o que move a economia".

A verdade é,,,,,,,, agora é a vez da eficiência, você tem que gerar mais com menos, ou seja...... mais desafio.

Li um artigo falando que é a hora da peneira, os bonitões que gostam de uma "pose" no tempo de vacas gordas, serão eliminados .......... pois quando tem dinheiro qualquer um sabe fazer bonito, mas...... na hora que falta....... entra em ação os que realmente sabem o que fazer.

Bom, nós interativos, já nascemos com pouco dinheiro, em questão de verbas.... somos os "quebrados" da comunicação,,,, esté é apenas mais uma oportunidade, para mostrar que interatividade" é muito mais por menos".

sábado, 3 de janeiro de 2009

Interatividade e Inovação


Inovação é a palavra da moda para todos os gestores de todas as áreas. Qualquer livro de administração reserva alguns capítulos para a gestão da inovação e como estimular a criatividade entre os colaboradores.

Mas de onde vem tudo isto, este desejo pela mudança?

A realidade é................. quem não muda, fica para trás.

O mercado está mais competitivo nestes últimos 20 anos. Não existe mais aquele tempo em que estruturas e metodologias de produção funcionavam durante anos.

A cada dia surgem novos métodos de se fazer algo melhor e mais barato. E a competitividade das empresas está alinhada a qualidade de seu produto e ao preço percebido pelo cliente.

No meio digital, invovar não é capricho, é pura necessidade.

Muitos acreditam que interatividade é página na web. Mas quando falo em interatividade representa qualquer mídia que utilizando bytes, permite que o cliente entre em ação com a comunicação.

Internet é um meio interativo? Sim, mas não para por ae.
Móbile e diversos outros, muitos apenas vistos em filmes de ficção científica.

Mas como inovar? Criar estes produtos e trazer para o mercado de uma forma viável.

Gestão da Inovação.

Agências Digitais reservam parte de seu tempo para a criação de produtos e projetos internos, principalmente no planejamento de como tornar estes meios viáveis para investidores.

Na 7Mares, existem alguns projetos internos mantendo está idéia de inovação, um destes era de um totém interativo, para ser alocado em ambientes de grande circulação, com informações relevantes e espaço para veiculação.

Para levar um projeto deste adiante é necessario muito estudo tanto de viabilidade técnica como comercial, cada projeto de inovação pede um "bussines plan" detalhando todo o modelo de negócio e principalmente onde o investidor irá ganhar.

Este era um projeto antigo que já tinha muito estudo, eu como sou novo na equipe apenas ajudei um pouco. Mas é um bom exemplo de inovação.

Para 2009 devemos tornar esta gestão mais eficiente, estudando a viabilidade de um novo produto a cada 2 anos. Agora iniciaremos com o desenvolvimento de um grupo de estudo para mobile.

Confira um media kit em fase de finalização do produto Facillita.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Agência x Produtora


O post anterior sobre a gestão interativa, gerou alguns comentários quando falei de planejamento 80% e produção 20% para a gestão interativa e principalmente sobre como diferenciar uma produtora digital de uma agência interativa pela porcentagem de funcionários como webdesigners e programadores.

Utilizando o conceito de agência tradicional básico que aprendemos na faculdade de comunicação, demonstrarei que por mais que pareça, não é algo fora da realidade.

Para uma agência tradicional quais os pricipais processos que precisam de profissionais?

1- Atendimento
2- Planejamento
3- Criação - Redator
4- Criação - Diretor de Arte
5- Mídia

Estes são os básicos, quais deles efetuam planos e quais realmente produzem?

1- Atendimento - Produz o Briefing que nada mais é do que um plano inicial sobre o cliente e suas expectativas.
2- Planejamento - Produz o plano de como atingir as expectativas deste cliente.
3- Mídia - Produz o plano de mídia.

Ou seja três fases dentro da agência compostas apenas de planos.

3,4 - Criação - A partir das duas fases inicias é nesta etapa que realmente inicia-se a produção, o redator faz o texto ou roteiro e o diretor de arte produz o layout.

Então em uma agência tradicional básica temos que 60% é planejamento e 40% é produção.

Agora em uma produtora digital, um operação simples conta com um planejamento, um webdesigner e um programador, o que gera uma porcentagem de 33,3% para planejamento e 66.6% para produção.

Entenderam quando falo que a diferença está na porcentagem das fases? Isto é ainda maior em uma agência interativa, mas vou falar em outro post.

Mas é importante pensar que isto não se encaixa sempre, as vezes agências tradicionais tem um forte planejamento, mas bem mais enxuto do que a produção, não valendo assim esta proporção,

Dependo da metodologia em agencias digitais, talvez em algumas não se encaixe também.